Seu conforto em primeiro lugar.

Nossos exames priorizam o seu conforto.
Você terá acesso aos nossos médicos no Consultório de Imagem e poderá tirar todas as suas dúvidas.
Trabalhamos para ajudar seu médico a escolher o melhor tratamento possível para você.

A Ressonância é um método com várias aplicações na radiologia, pela sua alta resolução espacial, capacidade multiplanar (vários planos adquiridos ou tridimensional) e excelente contraste tecidual, que proporcionam imagens de alta qualidade sem expor o paciente à radiação ionizante.
O método fornece detalhes da anatomia e oferece, além das informações morfológicas da área estudada, a análise do comportamento funcional, ou seja, avaliação da celularidade e da perfusão tecidual de uma lesão, tendo a capacidade de realizar a espectroscopia, sequência que permite a análise dos componentes teciduais, como uma biópsia indireta.
O princípio da RM é a representação digital da composição química dos vários tipos de tecidos expostos a um campo magnético potente. Desta forma, não há radiação ionizante.
Estas imagens podem estar sujeitas à degradação por artefatos de movimento, como a respiração. Desta forma, iremos deixá-lo bem confortável para que o seu exame tenha qualidade.
Caro paciente, o nosso radiologista, antes da realização do exame, fará uma entrevista, avaliará os seus dados, achados de exame físico e de exames anteriores, visando identificar fatores importantes para a interpretação do seu exame.
Após a sua entrevista, iniciaremos o seu exame. Inicialmente é posicionada uma antena, chamada de bobina, em cima da área estudada, direcionando a imagem para aquela área.
A possibilidade de correlação dos seus exames anteriores com os achados da Ressonância, traz como grande vantagem a análise progressiva da área estudada. O laudo comparativo pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente. Desta forma, orientamos os nossos pacientes a trazerem os seus exames anteriores da região a ser examinada, e preferencialmente em mídia digital (CD).
O nosso aparelho de Ressonância tem um comprimento menor e desta forma, você poderá se sentir mais confortável. Entretanto, alguns pacientes podem sentir dificuldade de permanecer na Ressonância. Algumas medidas podem diminuir o desconforto durante o exame, listadas abaixo.
A região de interesse deve estar no centro da máquina, então, dependendo do exame e da altura do paciente, é possível que a cabeça fique fora, diminuindo de forma considerável a sensação de claustrofobia.
Além disso, fornecemos uma campainha, que quando apertada, emite um alerta sonoro e convoca toda a equipe. Nós conseguimos nos comunicar livremente com o paciente no interior da sala e podemos entrar a qualquer momento, até mesmo para interromper o exame, caso necessário.
O paciente que desejar pode também vir com um acompanhante, que pode ficar na sala durante o exame, desde que não tenha contraindicações para exposição ao campo magnético (ver item de contraindicações em “Sobre segurança e Ressonância”).
O meio de contraste é um medicamento venoso, considerado altamente seguro, e o seu maior risco é a reação alérgica, como pode ocorrer com qualquer medicamento.
O meio de contraste utilizado na Ressonância tem como base o Gadolínio e sua utilização permite uma melhor avaliação e caracterização de lesões. Entretanto, o seu uso não é essencial em todos os exames. Por outro lado, na Ressonância das mamas, o meio de contraste permite a detecção de mínimas lesões no parênquima, para exemplicar a sua importância.
Para mulheres em amamentação, o uso eventual deste meio de contraste durante o exame não implica na necessidade de interromper temporariamente o aleitamento. Entretanto, caso a paciente desejar, o aleitamento pode ser suspenso durante 24 h após o seu exame. Esta situação pode ser esclarecida com o médico radiologista antes do exame.
Caso você tenha algum tipo de alergia, é importante informar no momento do agendamento para receber orientações do nosso médico radiologista.
Nos exames com contraste venoso, solicitamos para os pacientes acima de 60 anos ou com história de alteração renal*, a apresentação de exame recente de creatinina sérica, realizado nos últimos 60 dias.

* Inclui: pacientes em diálise, após transplante renal, rim único, cirurgia renal prévia, história de câncer conhecido envolvendo o rim, hipertensão arterial que necessita de tratamento e diabetes mellitus.

Estamos equipados, no nosso posto de enfermagem, com todas as medicações necessárias, materiais descartáveis, oxímetro e aparelhos para monitorização, garantindo todo conforto e segurança para o nosso paciente.
Sobre Ressonância e Gestação
A Ressonância pode ser realizada com segurança em grávidas, sendo de grande utilidade no estudo fetal. Entretanto, gestantes com menos de 12 semanas e mulheres com suspeita de gravidez devem informar no momento do atendimento.

Sobre Ressonância e Tatuagem
Caso tenha tatuagem é importante informar durante o agendamento e antes do início do seu exame, pois alguns cuidados podem ser necessários, especialmente se a tatuagem for recente (menos de 30 dias) e estiver incluída na área do exame de Ressonância.

Alguns materiais como implante, corpo estranho metálico no corpo, fixador ortopédico externo ou outros objetos ferromagnéticos podem interagir com o campo magnético e contraindicar o exame de Ressonância. É importante informar no momento da marcação se é portador de algum objeto no seu corpo. Este dado será discutido com o médico radiologista. Alguns exemplos estão listados abaixo.

MATERIAIS QUE CONTRAINDICAM A REALIZAÇÃO DA RESSONÂNCIA
Clipes de aneurisma cerebral ferromagnético (*)
Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
Implantes otológicos, incluindo cocleares
Fixadores ortopédicos externos
Alguns tipos de marcapasso cardíaco (**)
Projétil de arma de fogo perto de estrutura nobre (***)
Bomba de insulina implantada cirurgicamente

(*) Caso tenha clipe de aneurisma cerebral compatível com a ressonância (de titânio), informar no momento do agendamento.
(**) O marcapasso cardíaco pode ser uma contraindicação ao exame e a sua presença deve ser sempre informada no momento da marcação. Quando necessário, pacientes com determinados tipos de marcapasso (p.e. marcapasso de demanda) podem realizar o exame de Ressonância, levando-se em conta alguns cuidados programados antes do seu exame (concordância entre o radiologista e o cardiologista e o acompanhamento do técnico para reprogramação).
(***) Um projétil de arma de fogo no seu corpo próximo de uma estrutura nobre, como no olho ou na coluna, pode contraindicar seu exame. Esta informação deve ser dada no momento da marcação para ser esclarecida com o nosso médico radiologista.

MATERIAIS QUE DEVEM SER INFORMADOS NA MARCAÇÃO DO SEU EXAME, DEVENDO SER AVALIADO PREVIAMENTE PELO MÉDICO ASSISTENTE / RADIOLOGISTA PARA A SEGURANÇA DO PROCEDIMENTO.
Expansor para reconstrução de Mama (*)
Sistema de Neuroestimulação
Bomba de insulina externa (**)
Stent e filtro intravascular (***)
Válvula cardíaca
Aparelhos auditivos com componentes externos (****)

Atualmente existem materiais inertes ao campo magnético, permitindo realizar o exame com segurança. Todas as dúvidas podem e devem ser resolvidas com o médico radiologista.

(*) Caro paciente, se apresentar reconstrução mamária com expansor, informar no agendamento, pois pode impossibilitar a realização do exame da mama.

(**) A bomba de insulina externa deve ser retirada antes da realização do exame de Ressonância.

(***) Stents e filtros intravasculares podem ser submetidos ao campo magnético com segurança após 3 meses de seu posicionamento.

(****) Aparelhos auditivos com componentes externos podem ser danificados no campo magnético e devem ser retirados.

NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO
Dispositivo intrauterino (DIU)
Implantes dentários fixos
Válvula cardíaca não metálica
Orientações Sobre o Exame de Ressonância
  • Seu exame será realizado apenas com a solicitação médica.
  • Paciente menor de 18 anos deverá estar acompanhado de responsável legal durante o exame
  • Para seu conforto, recomendamos realizar o exame vestindo roupa que não contenha metal (tais como moletom, malha ou nylon). Caso não possa comparecer com este tipo de roupa, forneceremos roupa adequada para o exame.
  • Cabelos molhados, maquiagem ou qualquer outro cosmético podem prejudicar seu exame. Desta forma, recomendamos que venha ao nosso serviço com cabelos secos, sem maquiagem e sem creme na área a ser examinada. Antes do procedimento poderá ser necessário retirar joias, brincos, grampos e piercings. Seus pertences serão guardados em sua cabine individual.
  • Caso tenha tatuagem ou maquiagem definitiva realizada recentemente (menos de 1 mês), informar ao médico radiologista antes do exame.
  • Se você utiliza aparelho ortodôntico móvel, pode ser necessário retirá-lo antes do exame. Os fixos podem prejudicar a qualidade das imagens se estiverem na área do exame, mas não oferecem risco.
  • Dependendo da região a ser examinada, recomendamos jejum de 4 horas. Confira o preparo específico do seu exame abaixo.
  • Em alguns exames de Ressonância pode ser necessário o uso venoso do meio de contraste. Caso tenha alguma alergia, informe no momento do agendamento para receber orientações diretas do nosso radiologista.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO ABDOME SUPERIOR
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PELVE PARA ENDOMETRIOSE (Protocolo Dra. Alice Brandão)
DEFECOGRAFIA POR RESSONÂNCIA
NEUROGRAFIA POR RESSONÂNCIA DE PLEXO LOMBOSSACRO E BRAQUIAL
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PELVE PARA RETO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PELVE FEMININA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PELVE MASCULINA
URORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA
COLANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA MULTIPARAMÉTRICA DA PRÓSTATA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PÊNIS
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FETAL
ELASTOGRAFIA POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
ENTERORESSONÂNCIA MAGNÉTICA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO COM ESPECTROSCOPIA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO COM VOLUMETRIA DE HIPOCAMPO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CRÂNIO COM PROTOCOLO DE NEURONAVEGAÇÃO
TRACTOGRAFIA POR RESSONÂNCIA DO CÉREBRO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MASTÓIDES
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA ÓRBITA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA SELA TURCA (HIPÓFISE)
ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA ARTERIAL CEREBRAL
ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA VENOSA CEREBRAL
ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA AORTA ABDOMINAL
ANGIORESSONÂNCIA DE AORTA TORACICA
ANGIORRESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PESCOÇO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA LOMBOSSACRA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA DORSAL
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA CERVICAL
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PESCOÇO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO TÓRAX
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CORAÇÃO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO CORAÇÃO COM ESTRESSE FARMACOLÓGICO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA MÃO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PUNHO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO ANTEBRAÇO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO OMBRO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO COTOVELO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PAREDE TORÁCICA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA PERNA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO PÉ
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO TORNOZELO
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COXA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO QUADRIL
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE CORPO INTEIRO
BIÓPSIA DE MAMA GUIADA POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Biópsia Mama
A tomografia computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem que estuda os coeficientes de atenuação que sofrem os raios-X ao atravessarem as diversas estruturas do corpo humano. O método tem várias aplicações na radiologia pela sua alta resolução temporal e espacial, sendo uma excelente ferramenta de diagnóstico.
O nosso Tomógrafo Revolution HD é considerado uma inovação tecnológica. Com ele é possível reduzir de forma importante a dose de radiação e a do meio de contraste venoso . A sua tecnologia espectral dual energy permite caracterizar a composição de cálculos renais, detectar e quantificar cristais de ácido úrico (gota), além de permitir a análise quantitativa de perfusão tecidual, que tem diversas aplicações, como perfusão pulmonar, cerebral, de massas e miocárdica. É possível ainda reduzir de forma significativa os artefatos metálicos, permitindo, por exemplo, obter imagens de altíssima qualidade em áreas com próteses ortopédicas. Os novos detectores Gemstone (copyright© GE) levaram a resolução espacial das imagens para níveis nunca antes vistos, permitindo importante melhora na visualização de pequenas estruturas, especialmente importante na angiotomografia das artérias coronárias.
Este exame costuma ser muito bem tolerado mesmo pelos pacientes claustrofóbicos, pois seu tempo de aquisição é extremamente rápido e o tomógrafo é muito curto, e o paciente geralmente permanece menos de 10 minutos na sala de Tomografia. Caro paciente, o nosso radiologista, antes da realização do exame, fará uma entrevista, avaliará os seus dados, achados de exame físico e de exames anteriores, visando identificar fatores importantes para a interpretação do seu exame.
A possibilidade de correlação dos seus exames anteriores permite a análise progressiva da área estudada. O laudo comparativo pode dar informações essenciais para a conduta do seu médico assistente.
Desta forma, orientamos os nossos pacientes a trazerem os seus exames anteriores da região a ser examinada, e preferencialmente em mídia digital (CD).
Os meios de contraste à base de iodo usados na tomografia tiveram grande avanço nos últimos anos. Eles permitem uma melhor avaliação e caracterização de lesões, além da visualização dos vasos do corpo (angiotomografia). A reação alérgica grave aos meios de contraste modernos é rara, sendo seu uso considerado seguro.
Caso você tenha histórico alérgico, sugerimos um preparo com medicamentos orais no dia anterior ao exame. Avise-nos no momento do agendamento para receber as orientações do nosso médico radiologista. Nossa clínica está equipada e nossos profissionais são treinados para tratar reações alérgicas que possam acontecer.
Para mulheres em amamentação, o uso eventual deste meio de contraste durante o exame não implica na necessidade de interromper temporariamente a amamentação. Esta situação pode ser esclarecida com o médico radiologista antes do exame. Pacientes com disfunção renal podem ter piora na função do rim pelo uso de contraste iodado. Por favor, informe nosso radiologista caso você seja portador dessa condição.
Estamos equipados, no nosso posto de enfermagem, com todas as medicações necessárias, materiais descartáveis, oxímetro e aparelhos para monitorização, garantindo todo conforto e segurança para o nosso paciente.
  • Este exame é realizado somente com solicitação médica.
  • Poderá realizar o exame vestindo roupa que não contenha metal (por exemplo, moleton, malha ou nylon); caso não possa comparecer com este tipo de roupa, forneceremos roupa adequada para o exame;
  • Pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na clínica até o fim do exame;
  • Pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez não podem realizar este exame, salvo em casos selecionados e com orientação do seu médico asssitente;
  • Recomendamos jejum de 4 horas. Apesar de grande parte dos exames não usarem contraste, é possível que achados durante o exame indiquem a injeção do meio de contraste. Nesses casos, é ideal o jejum.
Exame de imagem dinâmico que produz imagens de alta qualidade em tempo real através de ondas sonoras, transmitidas e captadas por transdutores. Este exame é pr​ático e r​ápido. Levando em conta que é um método dependente do operador, nossa equipe t​e​ve o cuidado de ser escolhida pela excelência dos médicos, todos com mais de 20 anos de experiência.
Realizamos exames de cintilografia miocárdica que permitem uma avaliação funcional do coração. Nosso equipamento é​ extremamente moderno,​permitindo que ​o exame seja realizado todo no mesmo dia, com duração máxima de 1 hora. Além disso, a dose de radiação empregada é bem menor do que nos equipamentos tradicionais. Uma das grandes vantagens desta técnica é a versatilidade, pois pode ser ​realizada através do esforço físico (teste de esteira ergométrica) ou através do uso de medicações naqueles que estão impossibilitados de caminhar na esteira, sem prejuízo da acurácia.
Dentre os exames gráficos, realizamos MAPA, Holter, eletrocardiograma, teste ergométrico e teste cardiopulmonar.

MAPA e Holter consistem, respectivamente, em registros da pressão arterial e do eletrocardiograma, durante as funções normais do indivíduo. Dispomos de serviço domiciliar para sua comodidade.

O Teste de Exercício (Ergométrico ou Cardiopulmonar) é um exame no qual você deverá se exercitar em uma esteira rolante durante cerca de dez minutos, tendo como objetivo alcançar grande cansaço físico.  O resultado deste exame irá auxiliar o seu médico no diagnóstico e prognóstico de problemas do coração, assim como a eficácia de tratamentos realizados. O teste pode ser interrompido por sua solicitação ou por decisão médica. Durante todo o tempo do exame, o seu eletrocardiograma e frequência cardíaca serão monitorados por meio de eletrodos adesivos no seu tórax e abdome, assim como periodicamente será aferida a sua pressão arterial. No caso da Ergoespirometria (Teste Cardiopulmonar) será acrescida a colocação de um bocal ou de uma máscara para análise dos gases da sua respiração.